Freshsales: Disponível nos planos Pro e Enterprise

Freshsales Suite: Disponível nos planos Pro e Enterprise

Você pode atribuir automaticamente contatos, negócios ou contas a usuários ou proprietários de vendas ou executivos de vendas sem precisar atribuir manualmente cada vez que um registro é criado, importado ou atualizado no aplicativo da web. 

As regras de atribuição automática também podem ser aplicadas a um território, se você deseja agrupar contatos ou negócios do mesmo país ou se eles pertencem a um setor específico ou a um estágio específico do ciclo de vida.

NAVEGAÇÃO DE ARTIGOS

Configurar regras de atribuição automática

Para configurar regras de atribuição automática,

  1. Vá para  Configurações de administrador> Regras de atribuição automática. Isso abre a página de regras de atribuição automática.

  2. Selecione um módulo à esquerda - Contatos/Contas/Negócios. 

  3. Clique no  botão Criar regra  no canto superior direito.

  4. Adicione um nome e uma descrição à sua regra e escolha o módulo ao qual a regra se aplica. Você pode escolher entre um dos três – Contatos, Contas e Negócios.

  5. Configure sua regra usando os campos do módulo como condições de filtro. Insira ou selecione os valores para atender à regra. Digamos, para um módulo de Contatos, se você selecionou o campo 'Tipos de assinatura' e a condição como 'está em', então o valor pode ser 'Newsletter'. Você pode adicionar mais de uma condição e essas condições podem ser definidas para seguir uma  condição AND  ou  OR  alternando a alternância. Você pode remover uma condição clicando no ícone de menos à direita da condição selecionada.

  1. Escolha o Território ao qual a regra se aplica e os usuários no território serão preenchidos automaticamente. Você pode selecionar os usuários aos quais os registros serão atribuídos de forma round-robin e remover outros usuários. Sempre que a regra identificar um registro correspondente, ele será atribuído aos usuários acima mencionados sucessivamente. Se não quiser adicionar um território, você pode deixá-lo em branco e adicionar os usuários sozinhos.

  1. Clique  em Salvar e Ativar   para ativar a regra.

Observação:
1. Você pode adicionar qualquer número de condições a uma regra.
As regras seguem uma condição AND/OR. Uma regra é atribuída a um registro somente quando as condições da regra são correspondidas

2. Se um território for excluído, os usuários não serão removidos na regra.
Se um território for removido da regra, todos os usuários serão removidos.

3. Se os campos território e proprietário estiverem vazios, execute a regra.
Se ambos estiverem preenchidos, pule a regra. Se o território estiver preenchido, mas o proprietário não estiver, execute a regra. Se o proprietário estiver preenchido, mas o território não estiver, execute a regra somente se o proprietário e o registro pertencerem ao mesmo território.
 

Regras de priorização

As regras são executadas com base em sua prioridade. Quando um contato atende aos critérios de duas ou mais regras, a regra com a prioridade mais alta será atribuída.

Na página de exibição de lista de regras de atribuição automática, você pode reordenar e redefinir a prioridade de regras atribuindo um número de PRIORIDADE na caixa fornecida à esquerda da regra. A regra com o número '1' é a de maior prioridade seguida pelas regras com valores mais altos na sequência. 


Por exemplo, digamos que existam três regras – Leste dos EUA, Tipo de setor e Tamanho do funcionário – e você deseja que todos os seus contatos de entrada correspondam à regra do Leste dos EUA antes de serem reatribuídos a outro lugar. Nesse caso, definir a prioridade '1' para US-East garantiria que todos os contatos que entram no aplicativo da Web sejam correspondidos primeiro com US-East antes de serem correspondidos com qualquer outra regra.

Observação: 
1. Somente regras ativas podem ser priorizadas.

2. Clique em 'Enter' após fornecer um número de prioridade.

Regras sem condições

Você pode adicionar regras sem condições. 

  • Quando você não adiciona condições a uma regra, todos os registros são automaticamente associados a essa regra e atribuídos aos usuários dessa regra. 

  • Se você tiver várias regras, os registros serão executados de acordo com as condições das outras regras (com base na prioridade) e, se não atenderem a nenhuma dessas condições, serão associados à regra sem condições.

Editar, clonar e excluir regras

Na página de visualização da lista de regras de atribuição automática, clique no ícone de três pontos ao lado de uma regra e escolha entre - Editar, Clonar e Excluir. O aplicativo da web oferece a opção de editar qualquer configuração na regra. Depois de editar, clique em  Salvar e ative Os registros recém-criados serão correspondidos com base na regra editada. Você também pode encontrar os detalhes sobre o usuário que modificou a regra e o horário da modificação na página de exibição de lista de regras de atribuição automática.

Se você precisar criar várias regras contendo condições semelhantes ou os mesmos usuários, use a opção clonar  para fazer algumas alterações em uma regra existente. Se você deseja remover uma regra permanentemente do aplicativo da Web, escolha Excluir e, na mensagem de confirmação, clique em Sim .