Recentemente, atualizamos nossa marca em nossas ofertas e mudamos os nomes de nossos planos de preços. Se você se inscreveu antes de 9 de agosto de 2021, clique em Planos anteriores para ver os planos aplicáveis.
 Garantimos que essa alteração não afetará sua experiência com o produto e nenhuma ação é necessária de sua parte.


Com o construtor de bot, você pode usar muitas funções que estão disponíveis imediatamente. Saiba mais sobre como usar funções aqui. Você também pode usar funções Javascript (JS) personalizadas se precisar de algo mais específico que não esteja disponível como função padrão.



ÍNDICE


Vamos explicar como isso é feito com o exemplo de uma função JS simples:

 imprimir: função (a, b, c) {        
console.log ("impressão chamada: a:" + a + "b:" + b + "c:" + c);           
}

Configuração no script do widget

Você primeiro terá que configurar o código JS no script do widget. Para obter o script do widget do bot

  • Navegue até o menu Implementar > certifique-se de que o widget de autoatendimento esteja selecionado> e copie o script de implementação do widget à direita.


  • Cole este código em um editor de script para que você possa incluir seu script dentro deste código
 Nota: Você pode escrever qualquer função como uma lógica neste script.
  • Inclua sua função JS customizada após a função getClientParams ser definida.


  • Para este exemplo, vamos pegar a função de impressão que mostramos anteriormente e defini-la em nosso script de bot de widget. Abaixo você pode ver o script do widget do bot gerado e incluímos (e destacamos) o código JS para a função de impressão.



  • Depois de definir essa função no script do bot, você pode chamá-la em qualquer lugar no fluxo do bot.


Configuração dentro do construtor de bots

  • Clique em Fluxos> Configurar>   API Libary> Adicionar novo botão


  • Forneça um (1) nome para a função JS. Isso é apenas para sua referência.


  • No campo (2) URL / nome da função JS , insira o nome da função. Deve ser o mesmo nome que você definiu no script do widget do bot. Em nosso exemplo, é "imprimir". Lembre-se de que o nome da função diferencia maiúsculas de minúsculas.

  • Defina o tipo de método como (3) Função JS e o tipo (4) Carga útil como JSON.

  • Insira os valores de argumento que você precisa para passar o conteúdo de carga útil (4) como valores de linha única JSON . Esses valores de argumento também podem ser dinâmicos. Use o botão + para incluir valores dinâmicos.
  • No campo (6) Adicionar os parâmetros de resposta obrigatórios , você pode passar seus parâmetros de resposta de sucesso e falha. O bot passará a entrada para o script depois de fazer a chamada de função. Quando a função é executada, ela espera um parâmetro de resposta. Você pode passar esses parâmetros de resposta do script para o bot com base no resultado da ação.



Você pode chamar o valor de resposta daqui em outras partes do fluxo do bot. Por exemplo, suponha que você esteja configurando a entrada do cliente como uma mensagem ou pergunta. Nesse caso, você pode inserir conteúdo de APIs ou, neste caso, inserir o resultado da função JS (parâmetro de resposta de sucesso ou falha).


Configurando os diálogos


Agora que a função foi definida, podemos chamá-la de qualquer lugar no fluxo do bot. Para chamar a função, você precisará configurar uma ação na caixa de diálogo para o bot acionar a função.


  • Navegue até o fluxo em que deseja que a função seja executada> nova ação > Função JS de acionamento> selecione a API que você acabou de configurar.





 Observação: lembre-se de que, se estiver usando uma ação do lado do cliente para chamar a função JS, você terá que obter a entrada do usuário como um campo de texto. Isso denota que a função está retornando uma resposta.


Alguns casos de uso

  • Se você tiver um número de telefone para o qual seu cliente precisa ligar, por exemplo, um número de ligação gratuita, você pode ter um botão que diz "ligue para nós", no qual seu cliente pode tocar ou clicar. Isso pode acionar a função JS, que por sua vez preencherá o discador de telefone padrão com seu número gratuito. Nesse caso, para dispositivos Android, o WebView deve ter permissão para acessar o discador. A permissão do discador do telefone deve ser permitida no nível do arquivo de manifesto.

  • Se você implantou o bot em seu aplicativo móvel e deseja levar seu cliente a uma página específica em seu aplicativo, pode fazer isso usando um link direto no aplicativo.

  • Suponha que você não tenha uma API, mas deseja se comunicar com seu aplicativo, que possui uma conexão com o servidor, mesmo após a inicialização do fluxo do bot. Nesse caso, você pode usar funções JS personalizadas para interagir com o aplicativo e buscar informações.

  • Quaisquer funções padrão que podem ser escritas como uma função JS ( como funções matemáticas )