Usando funções Javascript personalizadas em bots Freddy Self-service

Criada por Isabelle Lemes, Modificado em Tue, 28 Feb 2023 na (o) 11:07 AM por Isabelle Lemes

O Freddy Self-service permite que você use funções Javascript (JS) quando desejar executar um conjunto de ações se essas ações não estiverem disponíveis por padrão. Vamos pegar o exemplo de uma função JS simples:


imprimir: função (a, b, c) {        
console.log("print chamado: a:" + a + " b: " + b + " c: " +c);           
}

Configuração no script do widget

Você primeiro terá que configurar o código JS no script do widget. Para obter o script do widget do bot

  • Faça login na sua conta Freddy Self-service como administrador ou proprietário e navegue até o bot de sua escolha


  • Clique em Gerar script no menu para ver o código à direita


  • Copie e cole este código em um editor de script para que você possa incluir seu script dentro deste código



  • Inclua sua função JS customizada após a definição da função getClientParams. Para este exemplo, vamos pegar a função de impressão que mostramos anteriormente e defini-la em nosso script de bot de widget. Abaixo você pode ver o script do widget do bot gerado e incluímos (e destacamos) o código JS para a função de impressão.



Depois de definir essa função no script do bot, você pode chamá-la em qualquer lugar no fluxo do bot.


Configuração dentro do Admin Portal

  • Clique em Fluxos > Configurar > Biblioteca de APIs > Adicionar novo botão 


  • Forneça um (1) Nome para a Função JS. Isto é apenas para sua referência. 


  • No campo (2)  URL / nome da função JS  , insira o nome da função. Este deve ser o mesmo nome que você definiu no script do widget do bot. No nosso exemplo, é "print". Lembre-se de que o nome da função  diferencia maiúsculas de minúsculas.

  • Defina o tipo de método como (3) Função JS e o (4) Tipo de carga útil como JSON.

  • Insira os valores de argumento que você precisa passar no (4) Conteúdo da carga útil  como valores de linha única JSON . Esses valores de argumento também podem ser dinâmicos. Use o botão + para incluir valores dinâmicos.
     
  • No campo (6)  Adicionar os parâmetros de resposta necessários , você pode passar seus parâmetros de resposta de sucesso e falha. O bot passará a entrada para o script depois de fazer a chamada de função. Quando a função for executada, ela esperará um parâmetro de resposta. Você pode passar esses parâmetros de resposta do script para o bot com base no resultado da ação.



Você pode chamar o valor da resposta daqui em outras partes do fluxo do bot. Por exemplo, suponha que você esteja configurando a entrada do cliente como uma mensagem ou pergunta. Nesse caso, você pode inserir conteúdo de APIs ou, nesse caso, inserir o resultado da função JS (parâmetro de resposta de sucesso ou falha).


Configurando as caixas de diálogo


Agora que a função foi definida, podemos chamá-la de qualquer lugar no fluxo do bot. Para chamar a função, você precisará configurar uma ação na caixa de diálogo para que o bot acione a função.


  • Abra a caixa de diálogo onde você precisa executar a função > nova ação  > função Trigger JS >  selecione a API que você acabou de configurar.



Lembre-se de que, se estiver usando uma ação do lado do cliente para chamar a função JS, você terá que obter a entrada do usuário como um campo de texto. Isso é para indicar que a função está retornando uma resposta. 


Alguns casos de uso

  • Se você tiver um número de telefone para o qual seu cliente precisa ligar, por exemplo, um número gratuito, você pode ter um botão que diga "ligue para nós", no qual seu cliente pode tocar ou clicar. Isso pode acionar a função JS, que por sua vez preencherá o discador de telefone padrão com seu número gratuito. Nesse caso, para dispositivos Android, o WebView deve ter permissão para acessar o discador. A permissão de discagem telefônica deve ser permitida no nível do arquivo de manifesto.

  • Se você implantou o bot em seu aplicativo móvel e deseja levar seu cliente a uma página específica em seu aplicativo, pode fazer isso usando um link direto no aplicativo.

  • Suponha que você não tenha uma API, mas deseja se comunicar com seu aplicativo, que tem uma conexão com o servidor, mesmo após a inicialização do fluxo do bot. Nesse caso, você pode usar funções JS personalizadas para interagir com o aplicativo e buscar informações.

  • Quaisquer funções padrão que podem ser escritas como uma função JS ( como funções matemáticas )


Escreva para freshbots-support@freshworks.com se tiver mais perguntas. Ficaremos felizes em ajudá-lo.




 Você tem permissão para escrever qualquer função como uma lógica neste script.

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo